Roteiro de leitura ‘’Memórias de um sargento de milícias’’ de Manuel Antônio de Almeida. Ele tem 152 páginas, dividido em 48 capítulos. Foi publicado pela Editora Ática, em 1995.
Personagens:
Vidigal- Um homem alto, não muito gordo, com ares de moleirão; Tinha o olhar sempre baixo, os movimentos lentos, voz descansada e adocicada, as relações são estáveis.
Leonardo- Um rapaz não muito alto, nem muito gordo, tinha o olhar sempre alto, voz grossa, relações estáveis.
Maria- Uma mulher baixa, magra, tinha a voz alta, com o olhar alto, e só vivia falando e gritando o tempo todo, relações estáveis.
José Manuel- Um homem calmo, meio gordinho, sua voz é fina, seus olhos pretos, alto, relações estáveis.
Naturais: Vento.
História – Dialogada, personagens com personagens. Uma história de ação e comédia.
História
Um escravo de uma sombrinha a esperava com uma carta.
O caso era o seguinte: José Manuel entrara para casa em braços, tem sido acometido na rua de um violento ataque. Ao voltar do cartório, onde tivera uma grave contestação com o procurador de Maria.
Maria apenas entrou mandando chamar o licenciado, que depois de examinar o doente declarou que era caso perdido. O enterro saiu acompanhado pela gente da amizade: Os escravos da casa fizeram uma algazarra tremenda.
Naqueles tempos ainda não se usavam os discursos fúnebres que hoje andam tanto em voga.
E por diante empenharam - se na sua conversa. Com o passar de algum tempo de silêncio, como já tinham retirado todas as visitas, foram pouco e pouco, de palavra em palavra, travando diálogo, e conversavam no fim de algum tempo tão empenhadamente. Não há nada que interrompa mais depressa se reate do que seja a familiaridade.
Ao falar da história, não faz isso adequadamente. O único desvio que eu percebi foi esse, mas nada que possa comprometer sua aprendizagem.
ResponderExcluir